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Os benefícios climáticos de UPCYCLING

Créditos de imagem: foto de Sara Verde , MUA por I sabel Miranda e modelagem por Giulia Zimmermann

A indústria têxtil não é conhecida por ser ecologicamente correta.

Mais de 11 milhões de toneladas de materiais têxteis são desperdiçados a cada ano e, com apenas 500 gr de resíduos têxteis emitindo mais de 3 Kg de CO2, isso não deixa de ser uma pegada pequena. < / p>

Cada vez que um novo produto é feito de matéria-prima, grande quantidade de energia é consumida. Podemos pensar no papel que a energia desempenha nos quatro estágios de desenvolvimento do produto: extração de matérias-primas, a fabricação desses materiais em produtos, uso do produto pelos consumidores e descarte do produto.

A reciclagem usa menos energia, o que se traduz em menos combustíveis fósseis queimados e emissões reduzidas de gases de efeito estufa que contribuem para a mudança climática.

Muitas empresas de roupas e têxteis se gabam de que seus produtos são feitos de materiais reciclados. E essa é uma alternativa.

Porém, quando reciclamos algo, geralmente os componentes são quebrados o que diminui a qualidade e o processo ainda envolve o consumo de energia e recursos extras e também de maquinários extras.

Por outro lado, reaproveitar é reutilizar algo que de outra forma seria considerado resíduo, que será "aumentado" em seu valor e qualidade.

Além disso, b y upcycling eliminamos a necessidade de produzir matérias-primas novas. Ao reduzir essa necessidade, podemos reduzir a poluição do ar, poluição da água, uso de aterros e até mesmo as emissões de gases de efeito estufa.

Precisamos fazer a pergunta: por que jogar algo fora ou degradar sua qualidade quando pode ser usado como está para fazer outra coisa?

Do ponto de vista do desenvolvimento humano e social, o upcycling nos permite ser criativos e melhorar nossa autoexpressão, trazendo uma sensação de felicidade e bem-estar dificilmente encontrada na industrialização.

Quando você faz o upcycle, está se envolvendo com uma comunidade de indivíduos que desejam criar algum nível de exclusividade com itens não utilizados.

E quando você compra produtos reciclados, além de minimizar sua pegada, você normalmente está apoiando artesãos, criativos, empresas locais e familiares, start-ups, sonhadores e empreendedores ou mesmo pequenas comunidades ao redor do mundo.

Sempre que você escolhe roupas recicladas, você também está permitindo o florescimento de redes de negócios locais, a recuperação de artesanatos ancestrais, a colaboração e o empoderamento da comunidade com novas habilidades e novos modelos de emprego e empreendedorismo que são ganha-ganha para todas as partes envolvidas.

É por isso que o centro de nossos negócios é o upcycling. Porque, além de ser ainda mais ecológico do que a reciclagem, ele foi projetado para ser centrado no ser humano também.

Assim, acreditamos que a ação climática começa na escolha de processos, modelos de negócios, parceiros, produtos e estilos de vida que nos respeitem como seres humanos, em todas as nossas dimensões e, portanto, o planeta.

A ação climática é sobre nossa jornada como humanidade e está chamando todos para agir e impactar AGORA.