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O FUTURO É AGORA - Upcycling pelos olhos de Ana Coelho

Dois números: 5,8 milhões + 40
Duas datas: 1994 + 2002
Duas palavras: Down- + Up-cycling

5,8 milhões de toneladas é a quantidade de têxteis que os consumidores da União Europeia enviam para aterros todos os anos. E 40 anos é aproximadamente o tempo que o nylon leva para se decompor.

Em 1994, o engenheiro alemão Reiner Pilz falou pela primeira vez em Upcycling. Mas só desde 2002 é dado como exemplo que pode nos ajudar a salvar o mundo; obrigado ao arquiteto William McDonough e ao químico Michael Braungart através do livro Cradle to Cradle: Remaking a maneira como fazemos as coisas (versão PT) que mostra como design e ciência são integrados na tentativa de eliminar o conceito de desperdício.

Upcycling e Downcycling são conceitos distintos. Para Reiner Pilz, Reciclar é Downcycling, pois quebra e quebra tudo. Os produtos sofrem intervenções químicas e mecânicas que os decompõem até a menor parte, perdendo qualidades, daí o nome Downcycling. A Pilz defende que é preciso fazer o upcycling, onde se retém maior valor.

Com o Fashion Upcycling, materiais indesejados são transformados em moda desejável. É um novo tipo de consciência ambiental no design de moda que reaproveita o estoque têxtil em excesso e/ou obsoleto e o reintroduz no mercado da moda. É uma parte significativa da reinvenção da indústria da moda e pode gerar peças lindas. A obsolescência ou excesso de estoque pode ganhar outra vida em vez de ser descartado, criando assim um ciclo virtuoso: novas coleções são criadas inteiramente a partir de tecidos excedentes ou descartados.

O upcycling tem as suas raízes na mentalidade das gerações anteriores de cerzir, remendar e improvisar com o que existe. E tem potencial para um impacto ambiental e social positivo. Pode desviar cerca de 85% dos resíduos têxteis dos aterros. Como diz Kate Krebs, a diretora americana do Closed Loop Beverage Fund, “O lixo é uma falha de design”.

Com este modelo de negócio, trata-se de um desperdício significativo - 4% do total de resíduos produzidos em Portugal (dados de 2017) -, e são garantidos postos de trabalho para artesãos e designers. Segundo Gabriela Hearst, designer de luxo uruguaia, sustentabilidade é aprender a trabalhar com certas limitações e parâmetros, o que é ótimo para a criatividade. Não vivemos em uma cornucópia infinita de recursos naturais, temos que parar e pensar no desperdício, pois ele aumentou de forma descontrolada, como afirma a designer britânica Stella McCartney. Upcycling é um processo que requer uma capacidade criativa para ver potencial em materiais existentes e transformá-los em coisas novas e bonitas que os clientes desejam, tendo em mente que as considerações de sustentabilidade são vistas como um pré-requisito e não como um impulsionador de decisões de compra.

Ao adotar têxteis obsoletos e em excesso como uma falha de design, Vintage for a Cause ajuda os clientes a otimizar suas escolhas e melhorar a sustentabilidade. É a capacidade de criar circularidade de materiais que elimina o desperdício e cria um mundo sustentável. Então, vamos nos preparar hoje para um futuro em que o Upcycling seja uma realidade!

 

por Ana Coelho