Créditos da imagem: foto de Sara Verde, MUA de Isabel Miranda e modelagem por Giulia Zimmermann
A indústria têxtil não é conhecida por ser ecologicamente correta.
Mais de 11 milhões de toneladas de materiais têxteis são desperdiçados a cada ano, e com apenas 500 gr de resíduos têxteis emitindo mais de 3 Kg de CO2, isso não é uma pequena pegada deixada para trás.
Toda vez que um novo produto é feito a partir de matérias-primas, grandes quantidades de energia são consumidas. Podemos pensar no papel que a energia desempenha nas quatro etapas do desenvolvimento do produto: extração de matérias-primas, fabricação desses materiais em produtos, uso do produto pelos consumidores e descarte do produto.
A reciclagem usa menos energia, o que se traduz em menos queima de combustíveis fósseis e redução das emissões de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.
Muitas empresas de vestuário e têxteis se gabam de que seus produtos são feitos de materiais reciclados. E essa é uma alternativa.
No entanto, quando reciclamos algo, geralmente os componentes são quebrados, o que diminui a qualidade e o processo aindaenvolve consumir energia e recursos extras e também maquinário extra.
Por outro lado, upcycling é reaproveitar algo que de outra forma seria considerado desperdício, que será "upgrade" em seu valor e qualidade.
Além disso, com oupcycling eliminamos a necessidade de produzir matérias-primas novas. Ao reduzir essa necessidade, podemos reduzir a poluição do ar, a poluição da água, o uso de aterros sanitários e até as emissões de gases de efeito estufa.
Precisamos fazer a pergunta: por que jogar algo fora ou degradar sua qualidade quando pode ser usado como está para fazer outra coisa?
Do ponto de vista do desenvolvimento humano e social, o upcycling nos permite ser criativos e melhorar nossa autoexpressão, trazendo uma sensação de felicidade e bem-estar que dificilmente é encontrada na industrialização.
Ao fazer o upcycle, você está se envolvendo com uma comunidade de indivíduos que desejam criar algum nível de exclusividade com itens não utilizados.
E quando você compra produtos reciclados, além de minimizar sua pegada, normalmente está apoiando artesãos, criativos, empresas locais e familiares, start-ups, sonhadores e empreendedores ou até mesmo pequenas comunidades ao redor do mundo.
Sempre que você escolhe roupas recicladas, você também está permitindo o florescimento de redes de negócios locais, a recuperação do artesanato ancestral, a colaboração e o empoderamento da comunidade com novas habilidades e novos modelos de emprego e empreendedorismo que são um ganha-ganha para todas as partes envolvidas.
É por isso que no centro do nosso negócio está o upcycling. Porque, além de ser ainda mais verde do que a reciclagem, ele também foi projetado para ser centrado no ser humano.
Então, acreditamos que a ação climática começa com a escolha de processos, modelos de negócios, parceiros, produtos e estilos de vida que nos respeitem como seres humanos, em todas as nossas dimensões e, portanto, no planeta.
A ação climática é sobre nossa jornada como humanidade e está chamando todos a agir e impactar AGORA.
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