Os meses de saldos podem ser cansativos, que tal uma abordagem mais leve ao verão?
É verão, e também é um período intenso para retalhistas de moda e consumidores em geral. As ruas estão lotadas e uma grande quantidade de pessoas procura preços baixos e pechinchas. Para nós, esse período é uma oportunidade de explicar por que não estamos "no mood" para saldos. Isso significa que nunca fazemos descontos? Não, temos uma coleção sempre em saldo, Sample Sale, com peças únicas e amostras e às vezes oferecemos pequenos descontos à nossa comunidade. Na verdade, eles já são enormes para nós e vai entender o porquê mais abaixo. As marcas de fast fashion já contam com os "meses de saldo" na hora de desenvolver e colocar preço nos seus produtos. Isso significa que, mesmo com grandes descontos, a margem de lucro ainda existe. A questão, porém, é: como pode um vestido que custa 10 euros para o consumidor final ainda dar algum lucro, mesmo em saldo? Bem, é tudo uma questão de matemática. Significa que existem margens mesmo muito altas e que a produção é feita em larga escala e a um preço mesmo muito baixo. Além disso, as tendências que resultam do "design rápido" são impostas a uma velocidade que influencia muito os nossos hábitos de vestir e o comportamento do consumidor em geral. No final, quem paga a conta é o meio ambiente e as pessoas (saiba mais @ Terra e A Conversa). Bem, mesmo que quiséssemos fazer parte dos "saldos" esse é um jogo fora do nosso alcance. E por estas razões: 1. Para nós, é essencial pagar de forma justa as pessoas com quem trabalhamos. 2. As nossas roupas já são acessíveis durante todo o ano e independentemente dos descontos. Praticamos margens justas para fornecer aos clientes um acesso mais amplo às nossas roupas. 3. A produção em pequena escala torna cada peça quase única e exige muito esforço, não apenas financeiro. 4. Não seguimos tendências e nossos designs podem ser usados em qualquer estação, por isso não temos pressa em despachar toda a coleção na estação. 5. Não nos sentimos confortáveis em pressionar as pessoas a comprar nossas roupas. A compra deve ser uma decisão consciente e não feita por um impulso repentino. É por isso que, ao receberem a confirmação de qualquer encomenda, os nossos clientes também ficam a saber como é que o valor que pagam é distribuído pelos custos de cada peça de roupa e ainda a poupança gerada de água e CO2. Honestamente, os meses de verão não exigem muita roupa. Eles exigem que vá devagar, para que todos possamos aproveitar o melhor da estação: dias ensolarados e de mar, família e amigos, o pôr do sol e criar espaço para recarregarmos energias, com novos insights e criatividade. Tenha um verão extraordinário!